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A Levante Lab é uma empresa que acredita na inovação como um meio para alcançar um propósito maior. A educação e a formação das pessoas sempre esteve conectada com o nosso modo de ver o mundo como foco em tecnologia digital inovadora e que coloca as pessoas no centro do processo. Há cerca de 4 anos, temos trabalhado desenvolvendo projetos em parceria com especialistas em acessibilidade, mais especificamente em relação às necessidades de pessoas surdas: professoras(es), técnicos e pessoas usuárias unidas à Levante Lab a fim de criar tecnologias digitais como a VisuoLab, um exemplo concreto desse processo.
A VisuoLab vai além de uma simples plataforma digital; é um espaço inclusivo e multifacetado projetado para atender às necessidades específicas da comunidade surda em todo o mundo. Desenvolvida pela Levante Lab em parceria com a Humboldt Universität, da Alemanha e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a VisuoLab oferece uma experiência única centrada na língua de sinais, promovendo a igualdade de acesso à informação e oportunidades de aprendizagem. Neste artigo, vamos explorar como a VisuoLab está revolucionando o acesso ao conhecimento para a comunidade surda, abrangendo uma ampla gama de funcionalidades e recursos.
Hoje em dia não existe uma plataforma internacional e aberta com ferramentas voltadas para comunicação e ensino-aprendizagem da comunidade surda. Por isso entendemos que a VisuoLab é uma plataforma que vai além de simplesmente fornecer conteúdo; é um espaço onde a diversidade linguística e cultural é celebrada, legitimada e valorizada.
Diante dessa problemática, com a pesquisa foi possível nos aprofundarmos nas necessidades reais das pessoas surdas em relação ao uso de tecnologias e acessibilidade atualmente. Destacamos os seguintes pontos que encontramos ao se aprofundar nesses temas:
A questão de um repositório de conteúdo para surdos: as pessoas têm dificuldade em encontrar conteúdo de qualidade idealizado, construído e publicado exclusivamente para surdos.
A questão da Produção de conteúdo por e para surdos: A comunidade, que inclui intérpretes, tradutores, surdos e ouvintes, não produz materiais (v-books) por não terem ferramentas acessíveis e gratuitas para isso.
A questão de ambientes de aprendizagem: As pessoas acessam ambientes de ensino-aprendizagem que não são acessíveis para surdos (como o Moodle); Os ambientes que possuem ferramentas e funcionalidades voltadas para as pessoas surdas, em sua maioria, são pagos.
A questão da criação e fortalecimento de uma comunidade online de trocas com e para pessoas surdas: A tecnologia digital pode ser ferramenta para trocas entre grupos que possuem as mesmas necessidades em relação à acessibilidade e ao aprendizado de línguas de sinais de diferentes origens linguísticas. Essa também é uma questão motivadora na concepção da Visuolab, se tornar um ambiente de aprendizagem de referência para trocas em línguas de sinais e suas diversidades culturais e sociais.A partir da nossa pesquisa de Discovery, buscamos desenvolver uma plataforma que:
apoie a pesquisa, ensino, e desenvolvimento colaborativo de materiais digitais e conteúdos pedagógicos em língua de sinais;
facilite a comunicação entre pessoas que fazem parte da comunidade surda em práticas de ensino e aprendizagem à distância;
Promova intercâmbio cultural e linguístico entre comunidades surdas de diferentes países.
A VisuoLab é composta por três áreas distintas, cada uma oferecendo uma variedade de funcionalidades e recursos para atender às necessidades da comunidade surda:
Esta área é dedicada à criação de conteúdo original em línguas de sinais, abrangendo uma ampla gama de temas, desde aulas e palestras até entretenimento e notícias. A VisuoLab é um hub vibrante de cultura e conhecimento surdo, oferecendo uma variedade de vídeos, tutoriais e recursos educacionais. Nessa área a VisuoLab possibilita a pessoa usuária surda:
Criar e compartilhar conteúdos:
Fazer upload, referenciar ou criar seu próprio conteúdo;
Recursos de literatura, acadêmicos, educacionais e de entretenimento;
Recursos de língua de sinais;
Projetos de pesquisa.
Acesso à funcionalidades acessíveis:
Suporte multilíngue (língua escrita e em sinais);
Vídeos com marcadores de tempo;
Legendas;
Glossário visual.
Criação de V-book:
Uploader de imagens e vídeos para adicionar conteúdo multimídia;
Editor de texto para adicionar conteúdo escrito, como transcrições para os vídeos;
Nesta área, os usuários podem explorar um catálogo extenso de conteúdo já existente em línguas de sinais, proveniente de diversas fontes e áreas temáticas. A plataforma oferece ferramentas avançadas de pesquisa e indexação para facilitar a localização de vídeos, artigos e outros recursos relevantes.
Variedade de conteúdos: possibilidade de incluir livros, artigos, vídeos, apresentações e outros tipos de mídia, em diferentes formatos e gêneros;
Buscador: poderosa ferramenta de busca que permite aos usuários encontrar e explorar conteúdo facilmente, usando palavras-chave, filtros, tags e outros critérios;
Experiência personalizada: as pessoas podem criar perfis, salvar favoritos e receber recomendações personalizadas com base em seus interesses e atividades.
Esta seção é um espaço dinâmico e colaborativo, onde os usuários podem se envolver em projetos de pesquisa, tradução de conteúdo e aprendizagem colaborativa. A VisuoLab promove o intercâmbio de conhecimentos e a construção coletiva de recursos linguísticos e educacionais em línguas de sinais.
Comunicação baseada em vídeo:
Chat com ferramentas desenvolvidas para a comunidade surda;
Adicionar marcadores, comentários que aparecem na linha do tempo do vídeo;
Gravar comentários sincronizados com a linha do tempo da mídia.
Espaços de atividades e conversas: Os espaços funcionam como uma sala de aula onde estudantes, professores e intérpretes interagem entre si com diferentes atividades.
Atividades: os usuários podem participar de diferentes tipos de atividades, dos tipos:
Apenas Comentários: os participantes podem conversar entre si com texto e vídeos;
Envio de conteúdo: os participantes podem comentar (com texto e vídeos) e gravar ou fazer upload de vídeos para serem avaliados;
Simultânea: os participantes podem comentar (com texto e vídeos) e gravar ou fazer upload de vídeos para serem avaliados;
Esta seção da Sala de Aula Visual oferece ferramentas avançadas para a criação, gestão e avaliação de atividades pedagógicas, promovendo um aprendizado ativo, colaborativo e personalizado. Professores e estudantes têm acesso a um sistema flexível que integra avaliação automática, manual e colaborativa, atendendo às diversas necessidades do ensino-aprendizagem.
Criação de Atividades e Feedback Personalizado:
Professores podem criar atividades com diferentes formatos e configurar feedbacks detalhados para orientar o aprendizado.
Feedback em vídeo: possibilidade de gravar explicações específicas para cada questão.
Sistema de avaliação robusto e altamente adaptável às demandas acadêmicas.
Sistema Flexível de Avaliação:
Avaliação automática: Correção instantânea de atividades objetivas.
Avaliação manual: Análise de atividades subjetivas com feedback em texto ou vídeo.
Avaliação entre pares: Promove colaboração ao delegar a avaliação para outros alunos.
Autoavaliação: Estudantes refletem sobre seu próprio desempenho e progresso.
Configurações Avançadas:
Personalização completa de atividades: prazos, tentativas permitidas, peso das questões e ordem das perguntas.
Organização visual de dados: acompanhamento detalhado por classe, aluno ou atividade.
Criação de perguntas de autoavaliação para insights sobre o aprendizado dos estudantes.
Atividades Avaliativas
Os usuários podem participar de uma ampla variedade de atividades avaliativas, incluindo:
Atividades de Percepção: Avaliam o entendimento de conceitos, como tradução e interpretação. Exemplos: múltipla escolha, verdadeiro ou falso, matriz de imagens e respostas curtas.
Atividades de Produção: Incentivam a criação de conteúdos próprios, como gravação de vídeos para avaliação.
Atividades de Interação: Promovem colaboração entre estudantes em salas virtuais ou subgrupos, com ou sem a presença do professor.
Atividades de Portfólio: Estudantes organizam produções ao longo do curso, registrando o seu progresso para uma análise integrada de desempenho.
Com essas ferramentas, a Sala de Aula Visual transforma a gestão de aprendizagem em um processo inclusivo, dinâmico e eficiente, proporcionando uma experiência enriquecedora tanto para professores e profissionais da área quanto para estudantes.
Atualmente estamos dando suporte para versões dos seguintes países: Alemanha (alemão e DGS); Brasil (Português e Libras); Austria e Hungria (Alemão e ÖGS); além da versão internacional em inglês e IntSL. Vislumbramos novas parcerias com outros países, para que possam produzir conteúdos na sua própria língua oral e de sinais.
Acreditamos que a língua de sinais deve estar disponível para todos, independentemente de sua localização. Nosso objetivo é promover a troca cultural e conscientização, destacando a diversidade das línguas de sinais e seus elementos culturais únicos, promovendo ainda mais a inclusão e a valorização das comunidades de língua de sinais em todo o mundo.
Pesquisa de mercado;
Pesquisa com usuários;
Definição de requisitos;
Criação de personas e cenários de uso;
Criação de identidade visual;
Ciclos de descoberta de produto;
Gestão de mídias sociais;
Arquitetura da informação;
Prototipagem de alta fidelidade;
Testes de usabilidade com usuários;
Avaliação heurística;
Implementação de front-end;
Implementação de back-end;
Dev-ops.
A VisuoLab é o resultado de uma colaboração significativa entre a Levante Lab, a Humboldt Universität e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), intensificando a troca de saberes entre o Brasil e a Alemanha. Essa parceria transcende fronteiras geográficas e culturais, unindo esforços para criar uma ferramenta que prioriza a inclusão, a acessibilidade com inovação e divulgação das diferentes línguas de sinais. Ao unir a expertise em tecnologia digital da Levante Lab com o conhecimento acadêmico e científico em língua de sinais da Humboldt Universität e da UFSC, a VisuoLab pode se tornar uma plataforma verdadeiramente global, promovendo a diversidade linguística e cultural da comunidade surda em todo o mundo.
Vamos conversar sobre o seu projeto!