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VisuoLab

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  • Back-end
Legenda: Demonstração da plataforma VisuoLab

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Tecnologia Digital, Inovação e Acessibilidade: Conheça a VisuoLab, uma Plataforma Inclusiva e Multilíngue para a Comunidade Surda

Legenda: Telas da plataforma e produtos da identidade visual - Créditos Levante Lab.

EDUCAÇÃO, INOVAÇÃO E ACESSIBILIDADE

A Levante Lab é uma empresa que acredita na inovação como um meio para alcançar um propósito maior. A educação e a formação das pessoas sempre esteve conectada com o nosso modo de ver o mundo como foco em tecnologia digital inovadora e que coloca as pessoas no centro do processo. Há cerca de 4 anos, temos trabalhado desenvolvendo projetos em parceria com especialistas em acessibilidade, mais especificamente em relação às necessidades de pessoas surdas: professoras(es), técnicos e pessoas usuárias unidas à Levante Lab a fim de criar tecnologias digitais como a VisuoLab,  um exemplo concreto desse processo.

CONHEÇA A VISUOLAB

A VisuoLab vai além de uma simples plataforma digital; é um espaço inclusivo e multifacetado projetado para atender às necessidades específicas da comunidade surda em todo o mundo. Desenvolvida pela Levante Lab em parceria com a Humboldt Universität, da Alemanha e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a VisuoLab oferece uma experiência única centrada na língua de sinais, promovendo a igualdade de acesso à informação e oportunidades de aprendizagem. Neste artigo, vamos explorar como a VisuoLab está revolucionando o acesso ao conhecimento para a comunidade surda, abrangendo uma ampla gama de funcionalidades e recursos.

Descoberta de Produto: Formação de pessoas e tecnologia Digital

Hoje em dia não existe uma plataforma internacional e aberta com ferramentas voltadas para comunicação e ensino-aprendizagem da comunidade surda. Por isso entendemos que a VisuoLab é uma plataforma que vai além de simplesmente fornecer conteúdo; é um espaço onde a diversidade linguística e cultural é celebrada, legitimada e valorizada. 

Diante dessa problemática, com a pesquisa foi possível nos aprofundarmos nas necessidades reais das pessoas surdas em relação ao uso de tecnologias e acessibilidade atualmente. Destacamos os seguintes pontos que encontramos ao se aprofundar nesses temas:

A questão de um repositório de conteúdo para surdos: as pessoas têm dificuldade em encontrar conteúdo de qualidade idealizado, construído e publicado exclusivamente para surdos.

A questão da Produção de conteúdo por e para surdos: A comunidade, que inclui intérpretes, tradutores, surdos e ouvintes, não produz materiais (v-books) por não terem ferramentas acessíveis e gratuitas para isso.

A questão de ambientes de aprendizagem: As pessoas acessam ambientes de ensino-aprendizagem que não são acessíveis para surdos (como o Moodle); Os ambientes que possuem ferramentas e funcionalidades voltadas para as pessoas surdas, em sua maioria, são pagos. 

A questão da criação e fortalecimento de uma comunidade online de trocas com e para pessoas surdas: A tecnologia digital pode ser ferramenta para trocas entre grupos que possuem as mesmas necessidades em relação à acessibilidade e ao aprendizado de línguas de sinais de diferentes origens linguísticas. Essa também é uma questão motivadora na concepção da Visuolab, se tornar um ambiente de aprendizagem de referência para trocas em línguas de sinais e suas diversidades culturais e sociais.

FUNCIONALIDADES QUE DESENVOLVEMOS COM A VISUOLAB

A partir da nossa pesquisa de Discovery, buscamos desenvolver uma plataforma que:

  • apoie a pesquisa, ensino, e desenvolvimento colaborativo de materiais digitais e conteúdos pedagógicos em língua de sinais;

  • facilite a comunicação entre pessoas que fazem parte da comunidade surda em práticas de ensino e aprendizagem à distância;

  • Promova intercâmbio cultural e linguístico entre comunidades surdas de diferentes países. 

A VisuoLab é composta por três áreas distintas, cada uma oferecendo uma variedade de funcionalidades e recursos para atender às necessidades da comunidade surda:

1. PRODUÇÃO DE CONTEÚDO EM LÍNGUAS DE SINAIS

Esta área é dedicada à criação de conteúdo original em línguas de sinais, abrangendo uma ampla gama de temas, desde aulas e palestras até entretenimento e notícias. A VisuoLab é um hub vibrante de cultura e conhecimento surdo, oferecendo uma variedade de vídeos, tutoriais e recursos educacionais. Nessa área a VisuoLab possibilita a pessoa usuária surda: 

Criar e compartilhar conteúdos:

  • Fazer upload, referenciar ou criar seu próprio conteúdo;

  • Recursos de literatura, acadêmicos, educacionais e de entretenimento;

  • Recursos de língua de sinais;

  • Projetos de pesquisa.

Acesso à funcionalidades acessíveis:

  • Suporte multilíngue (língua escrita e em sinais);

  • Vídeos com marcadores de tempo;

  • Legendas;

  • Glossário visual.

Criação de V-book:

  • Uploader de imagens e vídeos para adicionar conteúdo multimídia;

  • Editor de texto para adicionar conteúdo escrito, como transcrições para os vídeos;

Opções de compartilhamento com outros usuários.

2. DISPONIBILIDADE E INDEXAÇÃO DE CONTEÚDO EM LÍNGUAS DE SINAIS

Nesta área, os usuários podem explorar um catálogo extenso de conteúdo já existente em línguas de sinais, proveniente de diversas fontes e áreas temáticas. A plataforma oferece ferramentas avançadas de pesquisa e indexação para facilitar a localização de vídeos, artigos e outros recursos relevantes.

  • Variedade de conteúdos: possibilidade de incluir livros, artigos, vídeos, apresentações e outros tipos de mídia, em diferentes formatos e gêneros;

  • Buscador: poderosa ferramenta de busca que permite aos usuários encontrar e explorar conteúdo facilmente, usando palavras-chave, filtros, tags e outros critérios;

  • Experiência personalizada: as pessoas podem criar perfis, salvar favoritos e receber recomendações personalizadas com base em seus interesses e atividades.

3. AMBIENTE DE PESQUISA, TRADUÇÃO E APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Esta seção é um espaço dinâmico e colaborativo, onde os usuários podem se envolver em projetos de pesquisa, tradução de conteúdo e aprendizagem colaborativa. A VisuoLab promove o intercâmbio de conhecimentos e a construção coletiva de recursos linguísticos e educacionais em línguas de sinais.

Comunicação baseada em vídeo:

  • Chat com ferramentas desenvolvidas para a comunidade surda;

  • Adicionar marcadores, comentários que aparecem na linha do tempo do vídeo;

  • Gravar comentários sincronizados com a linha do tempo da mídia.

Espaços de atividades e conversas: Os espaços funcionam como uma sala de aula onde estudantes, professores e intérpretes interagem entre si com diferentes atividades.

Atividades: os usuários podem participar de diferentes tipos de atividades, dos tipos:

  • Apenas Comentários: os participantes podem conversar entre si com texto e vídeos;

  • Envio de conteúdo: os participantes podem comentar (com texto e vídeos) e gravar ou fazer upload de vídeos para serem avaliados;

  • Simultânea: os participantes podem comentar (com texto e vídeos) e gravar ou fazer upload de vídeos para serem avaliados;

Reunião por vídeo: os participantes entram em uma chamada de vídeo em tempo real.

4. ATIVIDADES AVALIATIVAS E GESTÃO DE APRENDIZAGEM

Esta seção da Sala de Aula Visual oferece ferramentas avançadas para a criação, gestão e avaliação de atividades pedagógicas, promovendo um aprendizado ativo, colaborativo e personalizado. Professores e estudantes têm acesso a um sistema flexível que integra avaliação automática, manual e colaborativa, atendendo às diversas necessidades do ensino-aprendizagem.

Criação de Atividades e Feedback Personalizado:

  • Professores podem criar atividades com diferentes formatos e configurar feedbacks detalhados para orientar o aprendizado.

  • Feedback em vídeo: possibilidade de gravar explicações específicas para cada questão.

  • Sistema de avaliação robusto e altamente adaptável às demandas acadêmicas.

Sistema Flexível de Avaliação:

  • Avaliação automática: Correção instantânea de atividades objetivas.

  • Avaliação manual: Análise de atividades subjetivas com feedback em texto ou vídeo.

  • Avaliação entre pares: Promove colaboração ao delegar a avaliação para outros alunos.

  • Autoavaliação: Estudantes refletem sobre seu próprio desempenho e progresso.

Configurações Avançadas: 

  • Personalização completa de atividades: prazos, tentativas permitidas, peso das questões e ordem das perguntas.

  • Organização visual de dados: acompanhamento detalhado por classe, aluno ou atividade.

  • Criação de perguntas de autoavaliação para insights sobre o aprendizado dos estudantes.

Atividades Avaliativas

Os usuários podem participar de uma ampla variedade de atividades avaliativas, incluindo:

  • Atividades de Percepção: Avaliam o entendimento de conceitos, como tradução e interpretação. Exemplos: múltipla escolha, verdadeiro ou falso, matriz de imagens e respostas curtas.

  • Atividades de Produção: Incentivam a criação de conteúdos próprios, como gravação de vídeos para avaliação.

  • Atividades de Interação: Promovem colaboração entre estudantes em salas virtuais ou subgrupos, com ou sem a presença do professor.

  • Atividades de Portfólio: Estudantes organizam produções ao longo do curso, registrando o seu progresso para uma análise integrada de desempenho.

Com essas ferramentas, a Sala de Aula Visual transforma a gestão de aprendizagem em um processo inclusivo, dinâmico e eficiente, proporcionando uma experiência enriquecedora tanto para professores e profissionais da área quanto para estudantes.

PLATAFORMA MULTILINGUE

Atualmente estamos dando suporte para versões dos seguintes países: Alemanha (alemão e DGS); Brasil (Português e Libras); Austria e Hungria (Alemão e ÖGS); além da versão internacional em inglês e IntSL. Vislumbramos novas parcerias com outros países, para que possam produzir conteúdos na sua própria língua oral e de sinais. 

Acreditamos que a língua de sinais deve estar disponível para todos, independentemente de sua localização. Nosso objetivo é promover a troca cultural e conscientização, destacando a diversidade das línguas de sinais e seus elementos culturais únicos, promovendo ainda mais a inclusão e a valorização das comunidades de língua de sinais em todo o mundo.

JORNADA LEVANTE LAB AO DESENVOLVER ESSE PROJETO:

  • Pesquisa de mercado;

  • Pesquisa com usuários;

  • Definição de requisitos;

  • Criação de personas e cenários de uso;

  • Criação de identidade visual;

  • Ciclos de descoberta de produto;

  • Gestão de mídias sociais;

  • Arquitetura da informação;

  • Prototipagem de alta fidelidade;

  • Testes de usabilidade com usuários;

  • Avaliação heurística;

  • Implementação de front-end;

  • Implementação de back-end;

  • Dev-ops.

SOBRE A PARCERIA

A VisuoLab é o resultado de uma colaboração significativa entre a Levante Lab, a Humboldt Universität e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), intensificando a troca de saberes entre o Brasil e a Alemanha. Essa parceria transcende fronteiras geográficas e culturais, unindo esforços para criar uma ferramenta que prioriza a inclusão, a acessibilidade com inovação  e divulgação das diferentes línguas de sinais. Ao unir a expertise em tecnologia digital da Levante Lab com o conhecimento acadêmico e científico em língua de sinais da Humboldt Universität e da UFSC, a VisuoLab pode se tornar uma plataforma verdadeiramente global, promovendo a diversidade linguística e cultural da comunidade surda em todo o mundo.

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